segunda-feira, 18 de maio de 2015

Por detrás dos Montes

Por terras de Trás os Montes encontramos a região mais rural do país e quiçá a região com a população mais antiga, mas não por isso, ou até devido a isso, uma das regiões mais ricas do continente. 
Nesta região podemos encontrar natureza,monumentos, paisagens fascinantes e acima de tudo uma gastronomia de excelência. Não faltam pratos de excelência, como a feijoada, o cozido, o folar,  a alheira de Mirandela, o fumeiro regional, entre outras iguarias que vale mesmo a pena experimentar. 

Contudo o objectivo principal desta publicação é dar a conhecer um dos pratos mais conhecidos da região, a  alheira de Mirandela. 
A alheira de Mirandela foi eleita em 2011 como  uma das 7 Maravilhas da Gastronomia portuguesa. Os principais ingredientes são carne e gordura de porco, a carne de aves (galinha e/ou Peru) e pão de trigo, o azeite e a banha, condimentos com sal, alho e colorau doce e/ou picante.Podem ainda ser usados como ingredientes a carne de animais de caça, a carne de vaca e o salpicão e/ou presunto envelhecidos. 

Na cidade não falta onde comer estas iguarias bem como muitas outras da cozinha tradicional transmontana, os restaurantes mais conhecidos e apreciados são, Távora, Adega, Flor de Sal (premiado já com o garfo de ouro), Pomar e Transmontano, são alguns exemplos de onde comer
com qualidade na cidade.

A cidade de Mirandela procura divulgar o produto entre outras maneiras com uma feira anual realizada tanto em Mirandela como na Alfandega do Porto, evento este denominado como Feira da Alheira, evento este realizado normalmente no mês de Março. 

Fica aqui um bom motivo para visitar Trás os Montes. 





Sem comentários:

Enviar um comentário